Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PARAGUAI, UM NOVO GOLPE DE ESTADO EM ANDAMENTO NA AMÉRICA LATINA (Parte I)

O Paraguai poderá ser, em 2010, o país Latino americano que sofrerá um novo Golpe de Estado igual ao que aconteceu em Honduras em 2009. Em entrevista a Rádio Nacional de Buenos Aires, na Argentina, o Senador Paraguaio Alfredo Luis do Partido Liberal, principal partido representante das elites do país, defendeu a abertura de um processo político para afastamento definitivo do Presidente Fernando Lugo. A entrevista completa foi reproduzida e traduzida pela Agência Carta Maior no site:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16300

O crime do Presidente Fernando Lugo foi, quando eleito Presidente do Paraguai, tomar medidas em benefício da população pobre. Essas medidas estão causando reações contrárias das elites que dominam o país a vários anos. Essas elites não aceitam nem querem permitir que os pobres possam melhorar de vida.

O Paraguai paga, ainda hoje, as conseqüências da Guerra do Paraguai no século XIX contra Brasil, Argentina e Uruguai, a mando da Inglaterra, que não aceitava que o país tivesse uma indústria desenvolvida que concorresse com os produtos industrializados ingleses. O país foi complemente destruído na Guerra e hoje, como conseqüência desse conflito, é considerado o país mais pobre da América do Sul, com os piores indicadores sociais.

Fernando Lugo assumiu a Presidência do Paraguai com 96% de apoio popular. Duas semanas depois, Lugo decretou o início da reforma agrária no país e o confisco das terras indígenas doadas, de forma ilegal, pelo ditador Roberto Strossner. A ditadura de Strossner no Paraguai é considerada uma das mais sangrentas do continente, parecida com o que ocorreu no Chile e no Brasil, onde milhares de militantes de esquerda foram presos, torturados, estuprados e mortos. Strossner expulsou os índios Guaranis de suas terras para doá-las as elites conservadoras que o apoiavam.

O Paraguai possui em torno de seis milhões de pessoas, sendo a maioria da população pobre/miserável e analfabeta. O país não possui indústria, tem uma economia ligada ao agronegócio, principalmente de soja para exportação e tem ligação, também, com Taiwan país famoso pelos produtos piratiados por essa mesma elite que não quer as mudanças sociais apontadas pelo novo Presidente.

O país sempre foi considerado pelos Estados Unidos como “sócio de luxo”. As elites paraguaias são articuladas com o Governo estadunidense que mantém perto do Aeroporto de Assunção, capital do país, uma base militar de espionagem para toda América do Sul. O país possui uma das maiores reservas de água potável do mundo, o Aquifero Guarani que as empresas estadunidenses querem ter o controle completo dessas reservas. Lugo, hoje, é o impedimento para os Estados Unidos assuma o controle dessas riquezas.

Os argumentos utilizados pelo Senador Paraguaio preocupam, pois o crime cometido por Fernando Lugo, na avaliação dele e de toda elite conservadora do país, é não querer implementar as reformas neoliberais como aconteceram no Chile, na Argentina e no Brasil com FHC. O processo político para caçar o mandato de Lugo, no entendimento do Senador, é o caminho para o Paraguai entrar no mundo neoliberal com privatizações em massa das empresas estatais e das riquezas do país. Mas o crime de Lugo é não querer esse tipo de política e direcionar as ações do governo para construir um processo igual ao que vem ocorrendo na Bolívia, no Equador e na Venezuela de inclusão social com distribuição de renda, geração de emprego, nacionalização das riquezas do país e reforma agrária.

Um comentário:

  1. ADVERTENCIA SOBRE EL CURA FERNANDO LUGO

    http://houston.indymedia.org/news/2010/01/69499.php

    ResponderExcluir