Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

JOGOS DA PRIMAVERA: DINHEIRO PÚBLICO PARA PROMOVER ESCOLAS PARTICULARES

Neste Sábado, dia 15 de maio, iniciou a seletiva das escolas públicas e privadas para os Jogos da Primavera. A notícia divulgada no site da Secretaria de Estado Educação-SEED, afirma que a seletiva para o XXVII Jogos da Primavera será feita através de uma competição realizada pela TV Sergipe (Jogos Escolares). Os finalistas serão selecionados para os Jogos da Primavera que se realizarão de 11 a 23 de Agosto do ano em curso.

A notícia da SEED segue dizendo que as 323 equipes disputarão, nas diversas modalidades esportivas, as vagas até 31 de maio nos Jogos Escolares da TV Sergipe. Ocorrerão seletivas nos municípios de Lagarto, Itabaiana, Carmópolis, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Gararu, Estância e Nossa Senhora das Dores. Os selecionados dos Jogos Escolares da TV Sergipe e que forem campeões nos XXVII Jogos da Primavera irão representar o Estado de Sergipe na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, nas cidades de Fortaleza (CE), no período de 09 a 19 de setembro, na categoria "A", e Goiânia (GO), na categoria "B", no período de 3 a 12 de dezembro. O evento é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Tudo parece está em ordem, mas precisamos debater o que significa esta competição para as escolas públicas e para as escolas privadas. Para começarmos nossa conversa, entendemos que os Jogos da Primavera é a utilização do dinheiro pública para promover as escolas privadas. A situação chegou ao cúmulo da Secretaria de Estado da Educação usar uma competição privada para eliminar a maioria das escolas públicas. Essa atitude dos gestores estaduais impede que as escolas públicas, sequer, participem dos Jogos da Primavera que passa agora a ser um sonhos para muitas crianças, e jovens.

A falta de estrutura física das escolas estaduais e de condições materiais tem dificultado o trabalho dos professores em promoverem treinamento dos alunos para as competições esportivas. A SEED, tenta esconder essa triste realidade de nossas escolas públicas, não permitindo que os alunos possam participar dos jogos da primavera. Para tem sucesso nessa política excludente, a SEED excluirá, praticamente, todas as escolas públicas nos jogos Escolares da TV Sergipe.

Portanto, os Jogos da Primavera serão jogos de escolas privadas contra escolas privadas e com a participação de algumas escolas públicas. Basta observamos que são sempre os campeões desses jogos. No ano passado tive a infelicidade de assistir um professor responsável pela organização dos Jogos da primavera que trabalha do DEF-Departamento de Educação Física, falando em nome da Secretaria de Estado da Educação, dizer que “os jogos são a oportunidade única que os alunos das escolas públicas poderem ir estudar nas escolas privadas através de bolsas de estudo”.

A própria Secretaria de Educação reconhecer que não garante condições de trabalho aos professores de Educação Física, realiza jogos para promover as escolas privadas e os bons alunos das escolas públicas são estimulados a sair das escolas onde estudam. E ainda temos que ouvir o Secretário de Estado da Educação José Fernandes Lima dizer que a educação em Sergipe e de outro mundo. Talvez seja pensada para o mundo da iniciativa privada através do sucateamento das escolas públicas que estão em condições, cada vez pior para concorrer, em condições de igualdade, com as escolas privadas em eventos esportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário