Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ELEIÇÕES NA COLÔMBIA É A CONTINUAÇÃO DO CONTROLE DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE O PAÍS

A vitória eleitoral na Colômbia do candidato governista Juan Manuel Santos significa a continuação da política de Álvaro Uribe no país. Os oitos anos do Governo Uribe significaram o fortalecimento da política de controle dos Estados Unidos sobre as todas as ações do governo colombiano. Essa política foi intensificada a partir da instituição do Plano Colômbia.

As únicas mudanças entre o Governo Uribe e o novo governo é o fato de Álvaro Uribe ser um Presidente vindo das elites agrárias que fazia alianças com grupos paramilitares. Os paramilitares em nome do combate ao tráfico de drogas, vem promovendo na Colômbia chacinas de trabalhadores rurais com total apoio do Governo Uribe. A situação é tão escandalosa que a justiça colombiana está investigando 80 políticos da base de apoio a Álvaro Uribe e Juan Manuel Santos. Essa atuação da justiça tem levado Uribe a promover um intenso enfrentamento contra o judiciário.

Em fevereiro, o ex-senador colombiano Mário Uribe, primo e aliado político do presidente da Colômbia, foi preso por suposto envolvimento com a "parapolítica", como ficou conhecida a articulação entre políticos e chefes paramilitares

A lógica do Plano Colômbia, que tem toda logística dos Estados Unidos, é de extermínio das populações rurais promovido pelos paramilitares. Como o país vive um cenário de muito medo entre a população e o discurso militarista acaba sendo muito aceito no meio social.

Já o novo presidente vem de uma elite urbana, composta por tecnocratas que aprofundarão a política neoliberal no país. Entretanto, Juan Manuel Santos chega ao poder com um confortável apoio de 80% dos parlamentares no Congresso. Para analistas, isso não seria um problema se parte desses congressistas não fosse acusada de envolvimento com paramilitares. E, com certeza, Santos não romperá com esse grupo que tem laços fortes com o nacortráfico.

O novo governo tende a aprofundar o modelo neoliberal implementado por Uribe, a mando das empresas multinacionais estadunidenses. Santos tem afirmado que dará continuidade a política de ajustes e benefícios fiscais para atrair novos investimentos. Em outras palavras, significa que o novo governo implementará uma política de arrocho salarial aos trabalhadores e de incentivos fiscais as empresas multinacionais que continuarão lucrando alto e destruindo o meio ambiente.

Outra marca do uribismo que deverá permanecer "intacta" é a política de combate aos grupos guerrilheiros pela via armada, não negociada, apoiada pelo Plano Colômbia, aliança militar financiada pelos Estados Unidos.

Como podemos perceber, a Colômbia não conseguiu, ainda, viabilizar, através das eleições, um processo de mudança na gestão do país. Enquanto outros países americanos estão promovendo mudanças sociais importantes de distribuição de renda e igualdade social a partir da vitória eleitoral de governos progressistas, o povo colombiano continuará sofrendo as conseqüências da política exploradora e assassina estadunidense. Talvez as próximas eleições possam ser diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário