Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Árvore de Natal da Energisa: Maior árvore do mundo, e os 4 trabalhadores mortos em 2008?


A maior Árvore de Natal do Mundo, segundo o Guinners Book, foi acesa no sábado 04/12/10. Durante a cerimônia de acionamento os presentes assistiram a Orquestra Sinfônica de Sergipe fazer uma belíssima apresentação de canções natalinas, um espetáculo. A “Árvore de Luz” como é chamada pela Energisa, empresa patrocinadora, está na 22ª edição e mantém uma altura de 127,99m.

Segundo a empresa, foram utilizados 4.500 metros de cabo multiplex 16mm; 40.640 metros de fios 2.5mm²; e 2.630 lâmpadas de luz. A Árvore está erguida em Aracaju, no Bairro Coroa do Meio entre o Rio Sergipe e o Rio Poxim, numa região chamada de Bico do Pato. Vale à pena conferir.

Entretanto, não se fala mais da 20ª edição da Árvore, mas especificamente o ano 2008, segundo matéria da imprensa local que entrevistaram os trabalhadores que sobreviveram a desabamento e familiares dos mortos, pressão da Energisa para a empresa contratada para fazer a montagem da Árvore resultou no desastre. A pressa para acender a árvore no dia 28 de Novembro daquele ano foi o estopim. Os trabalhadores afirmaram na imprensa que alertaram aos responsáveis pela montagem da estrutura que a árvore estava desnivelada, mas como tinha prazos para concluir os trabalhos não foi levado em consideração. Ver matéria no site da Infonet no endereço eletrônico:

http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=80033&titulo=cidade

No dia 24 de Novembro, por volta das 15:20h a árvore desabou e matou 4 trabalhadores: Anselmo de Almeida; Fábio de Almeida, Fábio Santos; Cleidivan Alves. Um deles ainda socorrido no hospital, mas na resistiu. A polícia instaurou um inquérito, mas até o momento não temos notícias do resultado. Quem são os responsáveis? Quem foi punido pela morte de 4 pais de família? Como seus familiares estão sendo assistidos? São perguntas sem respostas.

O estranho é que no final de Setembro de 2008 a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Sergipe havia alertado a Energisa da necessidade de mudança do local de montagem da árvore com possibilidade de curto circuito, incêndios e desabamento. Entretanto, não se fala mas no assunto, a Energisa não assumiu qualquer responsabilidade pelo desabamento nem pela morte dos operários, a polícia sergipana não cometa o resultado do inquérito e parece todos estarem felizes com 22ª edição da ‘Árvore de Natal da Energisa”. Feliz Natal para todos!!!!, háááá esqueci da família de Anselmo de Almeida, Fábio de Almeida, Fábio santos, e Cleidivan Alves que não terão um feliz natal nem suas esposas, seus pais, seus irmãos, seus filhos, seus sobrinhos, seus avós....

Nenhum comentário:

Postar um comentário