Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

Debatem do “Índice Guia” de Avaliação de Desempenho acontecem em Capela e Aracaju

Os debates que o SINTESE vêm realizando sobre o “índice guia” de avaliação de desempenho do Governo Déda estão revoltando os professores da rede estadual. Neste sábado, 30 de julho, os debates aconteceram no município de Capela e Aracaju. Em Capela a discussão aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Já em Aracaju os professores reuniram-se na Escola Estadual Jacson de Figueiredo. Fica claro, nos debates, que esse instrumento que o Governo Déda quer avaliar o desempenho dos professores da Rede Estadual é irreal e visa apenas assediar alunos, professores e direção escolar.

A direção do SINTESE está realizando os debates nos municípios a partir das demandas apresentadas pelos professores. Portanto, cabe aos companheiros e companheiras dialogarem com seus colegas de trabalho e entrarem em contato com a direção para agendar as discussões de mais um “pacote” que o Governo quer impor na rede estadual. Para a Vice-Presidenta do SINTESE Maria Barroso, a resistência dos professores nas escolas em não aceitar em modelo imposto é crucial para sermos vitoriosos nessa luta de resistência a esse modelo de avaliação preconceituoso, excludente e punitivo.

Além disso, o modelo de avaliação pretende trazer para dentro das escolas estaduais a iniciativa privada numa clara intenção do Governo do Estado em privatizar o ensino público e numa demonstração de que o Governo não quer mas assumir a manutenção das escolas estaduais.

O Governo já quer iniciar a avaliação dos professores

O processo de avaliação de desempenho dos professores e direção escolar já iniciou nas escolas. As Diretorias Regionais estão obrigando os diretores, que estão sendo avaliados, para obrigarem os professores a postarem na internet o planejamento com o CPF dos professores. A direção do SINTESE orienta que os professores não faça isso e entregue o Plano de Curso em papel como sempre fizemos, bem como não permitam que as direções das escolas usem o CPF dos professores para fazerem a postagem. Resistir é crucial para que o Governo Déda abra uma ampla discussão sobre o modelo de avaliação que interessa a Rede Estadual.

Novos debates

Os professores que ainda não participaram dessa discussão e não conhecem o “índice guia” de avaliação de desempenho do Governo Déda devem entrar em contato com a direção do SINTESE ou Coordenação das Sub sedes regionais para agendar as discussões em seu município ou sua escola.

Debates agendados

• Dia 01 de Agosto: a partir das 9h no Colégio Dom Luciano em Aracaju;
• Dia 02 de Agosto: a partir das 15h no Colégio Dom Luciano em Aracaju;
• Dia 04 de Agosto: a partir das 08:30h em Lagarto
• Dia 06 de Agosto: a partir das 09h em Aquidabã

Nenhum comentário:

Postar um comentário